segunda-feira, 26 de março de 2012

quarta-feira, 21 de março de 2012

Programação: Semana Santa 2012


PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA SANTA 2012

01.04.12 – Domingo de Ramos
(Trazer um ramo verde)

Para as Crianças e Adolescentes: Procissão saindo ás 08:00h do Barral (próximo ao fim da ladeira) até a Igreja Matriz. Concentração na praça, em frente à Igreja ás 07:20h.

Para as famílias: Procissão saindo do Largo da   Baixa da paz ás 17:00h, seguindo pela ladeira ao  lado da Padaria Cosme de Farias até a Igreja Matriz de Santo Antônio, dando continuidade a Santa Missa.

02.04.12 – Segunda-Feira Santa

Para as famílias: Confissão à tarde a partir das 15:00h e Celebração penitencial às 20:00h

03 e 04.04.12 –  Terça e Quarta-Feira Santa

Para as famílias: Confissão à noite a partir das 18:30h

05.04.12 – Quinta-Feira Santa

Para as famílias: Missa dos Santos Óleos às 09:00h na Catedral Basílica

Para as Crianças e Adolescentes: Celebração com    peça teatral (lava-pés, Última Ceia, Paixão e Morte de Cristo) ás 15:00h na Igreja.

Para as famílias: Celebração da Ceia do Senhor, com o lava-pés e a Vigília, iniciando ás 19:30h com a Santa Missa e encerrando ás 0:00h.

06.04.12 – Sexta-Feira Santa

Para as famílias: Celebração da Paixão do Senhor ás 16:00h

07.04.12 – Sábado Pascal
(Trazer uma vela)

Para as famílias: Celebração da Vigília Pascal ás 20:00h

08.04.12 – Domingo de Páscoa
(Se possível, neste domingo vir vestido de branco.)

Para as Crianças e Adolescentes: Celebração da  Santa Missa ás 08:00h

Para as famílias: Celebração da Santa Missa ás 18:00h


domingo, 18 de março de 2012

Aconteceu: Tarde de Espiritualidade Quaresmal.

IMG_0310IMG_0305IMG_0316

“Vem Espirito Santo, vem Espirito Santo! Tu és fonte de vida. Tu és fogo. Tu és amor!”

Foi com este canto meditativo, que iniciamos um momento de profunda espiritualidade quaresmal, na tarde do 4º domingo da Quaresma. Promovido pela Pastoral Litúrgica, este momento celebrativo foi conduzido pelo Frei Erivaldo, que de forma simples, proporcionou a todos os participantes um mergulho na Quaresma.

Refletimos em grupos, os cincos Evangelhos lidos nestes 5 domingos da Quaresma do ano B, podendo sentir, que o Cristo nos chama para um tempo novo, em sua Ressurreição, para reconhecer sua Face em todos os irmãos.

Confira os melhores momentos desta tarde especial!

Quaresma: Tempo de espera e de oração!

Vamos lavar as mãos? - Campanha da Fraternidade 2012 com as crianças.

Queridos irmão, Paz e Bem.

Com alegria vamos apresentar aqui no blog alguns vídeos que estão sendo exibidos no final das nossas Missas para as crianças, com dicas de saúde. Assim, poder incluir todas as crianças (e adultos)  nesta belíssima Campanha da Fraternidade.

Aguarde que em breve iremos publicar o segundo vídeo.

Fiquem com Deus.

Litúrgia do Domingo: 18-03-12 (Ano B)

4º Domingo da Quaresma – Cor Roxa ou Rosa

Deus enviou o seu filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele.

  • 2Cr 36, 14-16. 19-23
  • Sl 136(137), 1-2.3.4-5.6 (Ref.: 6a)
  • Ef 2, 4-10
  • Jo 3, 14-21

IV Semana do Saltério

domingo, 11 de março de 2012

TRECHO DA MENSAGEM DO PAPA PARA A QUARESMA 2012

«O mundo está doente. O seu mal reside mais na crise de fraternidade entre os homens e entre os povos, do que na esterilização ou no monopólio, que alguns fazem, dos recursos do universo» (Carta enc. Populorum progressio, 66).

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.

QUARESMA: “AO PAI VOLTEMOS, JUNTO ANDEMOS, EIS O TEMPO DE CONVERSÃO”.

PAZ E BEM! Estamos vivendo o tempo quaresmal, tempo de cantarmos em nossas Liturgias: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da Salvação, ao Pai voltemos juntos andemos, eis o tempo de conversão”. É o convite feito na Quarta-feira de Cinzas, a toda comunidade das discípulas e discípulos missionários do Mestre Jesus, é o inicio de uma caminhada de quarenta dias que visa a grande noite pascal, onde celebramos a Vitória da Vida (Jesus) sobre as forças de morte. O número quarenta na Bíblia tem um sentido muito importante, lembra para nós: o jejum de quarenta dias feito por Jesus, os quarenta anos do povo de Deus no deserto, os quarenta dias de Moisés no Monte Sinai; os quarenta dias em que Golias, desafiou Israel, até o pequeno Davi o enfrentar, os quarenta dias em que Elias foi fortificado pelo pão cozido sob cinzas e água chegando assim ao Horeb, o monte de Deus e os quarenta dias em que Jonas pregou a penitencia aos cidadãos de Nínive. Quaresma então significa quarenta dias de preparação para o grande acontecimento da humanidade: A Paixão, Morte e Ressurreição do jovem pregador de Nazaré, o mesmo que o Pai do Céu constituiu Cristo e Senhor. E neste caminho de preparação alguns elementos podem nos ajudar a fazer uma profunda e concreta experiência de conversão: a oração, o jejum e a caridade. A Quaresma é ainda um oportuno tempo para revermos nossa prática batismal, somos um povo pascal, porque batismal. O sacramento do batismo deve gerar em nós, uma continua vontade de conversão, uma verdadeira metanóia, isto é, mudança de mentalidade, de direção! E neste sentindo, São Francisco das Chagas tem muito a nos ensinar, aprendemos dele, em seus escritos, um verdadeiro caminho de penitencia e conversão. Um homem totalmente convertido pelas Palavras do Senhor e seu Santo Modo de Operar. Concluo citando dois grandes liturgistas brasileiros, Irmã Penha Carpanedo e Pe. Marcelo Guimarães: “Celebrar a Quaresma é festejar o refazer a aliança de Deus com a gente que o nosso pecado e negligência romperam. É renunciar a nossos instintos egoístas e abrir-nos mais ao plano do Deus da Vida. Celebrar a Quaresma é intensificar a oração, o jejum e a caridade, para vivermos mais consagrados ao Deus que nos reconciliou com Ele... é deixar-se conduzir ao deserto, para que o Senhor nos fale ao coração.”. Portanto que esta vivencia quaresmal nos torne pessoas melhores e comprometidas com a vida e a saúde afim de que ela “se difunda sobre a terra”. Paz e Bem! Frei Erivaldo Valdomiro da Silva, OFM. Fraternidade São Francisco – Salvador - BA